Adeus as ilus?es por Luiz Carlos Merten
Antes de ?Brangelina?, o casal formado por Brad Pitt e Angelina Jolie, houve Burton e Taylor. Com esta chamada de capa, a revista "Rolling Stone" pegou carona na recente libera??o, por Elizabeth Taylor, de cartas de amor que lhe foram escritas por Richard Burton, para retomar a hist?ria do casamento mais pol?mico da hist?ria de Hollywood. Para in?cio de conversa, n?o foi ?um? casamento. Burton e Taylor casaram-se, e divorciaram-se, mais de uma vez, no papel. Eles faziam a del?cia dos paparazzi nos anos 1960, quando foi feito "Adeus ?s Ilus?es".
O filme ? de 1965 e foi dirigido por Vincente Minnelli, com quem a jovem Liz havia feito "O Pai da Noiva" e "O Netinho do Papai". Os filmes de 1950 e 1951 s?o estrelados por Spencer Tracy e Joan Bennett. No primeiro, o lend?rio astro se estressa porque sua garotinha, Liz Taylor, est? para se casar. No segundo, porque ela est? gr?vida e ele vai ser av?. Os dois filmes disp?em de excelente reputa??o (e foram refeitos com Steve Martin). Adeus ?s Ilus?es, The Sandpiper no original, foi feito anos mais tarde, numa fase mais dif?cil da vida do autor.
Minnelli, o pai de Liza, construiu quase toda sua carreira na Metro, onde consolidou a reputa??o de grande diretor de musicais, embora tenha realizado tamb?m bel?ssimas com?dias e (melo)dramas. Mas, no come?o dos anos 1960, n?o apenas o g?nero musical como a pr?pria Metro sofriam as consequ?ncias da grande crise que assolava Hollywood. O cinema de est?dio entrava em colapso, o p?blico, na onda das mudan?as comportamentais que ocorriam no mundo, exigia filmes mais ousados. Neste quadro, a trajet?ria de Minnelli tornou-se ziguezagueante e ele chegou a filmar na Fox, na Paramount. No "Dicion?rio de Cinema", Jean Tulard observa que a habilidade de Minnelli continuava intacta. O cinema de est?dio ? que estava em decl?nio.
O filme que agora sai em DVD foi formatado para o casal Taylor/Burton. Recapitulando - Liz era a maior estrela de Hollywood por volta de 1960, quando a Fox a convidou para fazer "Cle?patra". Para se desembara?ar do projeto, ela pediu um sal?rio impens?vel para a ?poca - US$ 1 milh?o -, que o est?dio pagou. A filmagem foi complicada por diversos fatores - os estouros sucessivos de or?amento, as complica??es de sa?de da estrela e, principalmente, seu romance ?proibido? com Richard Burton, que fazia ?Marco Ant?nio?. Os EUA ainda n?o haviam perdoado a atriz por haver ?tirado? o marido de sua amiga Debbie Reynolds e ela j? substitu?a Eddie Fisher pelo companheiro de elenco, tamb?m casado.
Foi um esc?ndalo - e um fracasso de bilheteria -, mas o casal se instalara na m?dia feito um furac?o e Hollywood n?o perdeu tempo Depois de "Cle?patra", Taylor e Burton fizeram "Gente Muito Importante", de Anthony Asquith, e "Adeus ?s Ilus?es". Logo vieram "Quem Tem Medo de Virg?nia Woolf?", de Mike Nichols; "A Megera Domada", de Franco Zeffirelli; e os filmes de Joseph Losey, nos quais trabalharam em dupla, ou separadamente ("Cerim?nia Secreta", "O Homem Que Veio de Longe", "O Assassinato de Trotsky" etc.).
Em "Adeus ?s Ilus?es", Liz faz pintora de comportamento libert?rio que subverte a vida do pastor religioso Burton. Ela tem um filho, cuja guarda est? sendo contestada na Justi?a. Numa cena, Liz participa de uma orgia na praia (com, entre outros, Charles Bronson). Em busca de prote??o ?interior?, veste um poncho. Minnelli tinha o dom do detalhe, sabia usar o cen?rio, a cor e dirigir os atores. Poucos cr?ticos levaram "Adeus ?s Ilus?es" a s?rio, como a maioria tamb?m n?o levara a "Cle?patra" de Joseph L. Mankiewicz. ? um belo filme, mais denso e profundo do que parece - foi co-escrito por Dalton Trumbo - e a trilha ? embalada pela can??o "The Shadow of Your Smile", que ganhou o Oscar.